Acusado de liderar "trote vexatório" no Liceu de Humanidades é filho de diretora.

À tarde desta sexta-feira (25) ficará marcada novamente para centenas de estudantes do "Liceu de Humanidades de Campos dos Goytacazes". Uma grande confusão teve inicio por volta das 14h, quando um grupo de estudantes do terceiro ano se preparavam para  “brincadeira” de tacar ovo nos novatos. A diretora da escola, Celina Mateus Barbosa, acionou a Polícia Militar para garantir a segurança dos alunos e impedir o “trote”, inclusive teve que ser solicitado reforço e mais três viaturas da PM foram mobilizadas para atender a ocorrência.    
Momento Verdadeiro
Segundo informações de policiais militares quase foi necessário usar spray de pimenta para controlar a balburdia em frente à escola. Um jovem foi detido pelos policiais, ele seria o mentor da bagunça.

Por ser menor de idade e está sem documento foi necessário entrar em contato com a mãe do rapaz que também trabalha na área de educação, ela é diretora da Escola Francisco Faria Barbosa, na Aldeia. Informou o sargento que aguardava a chegada de algum responsável para conduzir o jovem à delegacia para registrar a ocorrência.  

De acordo com a diretora muitos alunos foram prejudicados com a brincadeira. “Os alunos perderam a prova e todos farão recuperação por ocasião do tumulto” disse Celina. “A escola é patrimônio público, poderiam fazer doação.” Ressaltou.

Momento Verdadeiro
Ao Momento Verdadeiro um grupo de alunos do terceiro ano disse que a brincadeira é tradição da escola e que a própria diretora não seria contra, inclusive segundo os alunos a diretora teria dito que só não queria bagunça dentro da escola e nem usando o uniforme do Liceu. Eles estavam muito chateados porque foram tratados como criminosos.

Os alunos disseram ainda que sofreram ameaça de um professor que teria avisado que ainda não lançou as notas no diário, deixando a entender que poderia reprovar alguém se quisesse.
Recentemente a tradicional escola foi destaque nos noticiários  nacionais após ser encontrada por alunas uma câmera de segurança instalada no banheiro feminino. Na ocasião as filmagens foram entregues ao Ministério Público Federal.(aqui)

Esse ano o Liceu de Humanidades de Campos completou 131 anos. A escola tem 2.900 alunos matriculados no curso regular, juntando com EJA (Educação de Jovens e Adultos) e o Curso de Línguas Estrangeiras o número de discentes ultrapassa os 3.400 alunos.

A ineficácia de certas leis - Em Campos dos Goytacazes há um projeto de Lei aprovado na Câmara dos Vereadores que institui “A Campanha do Trote Solidário”, só que na prática não funciona. O objetivo do projeto seria evitar a prática de trotes vexatórios e violentos e promover ações a serem cumpridas pelos discentes, como: arrecadar alimentos não perecíveis e produtos de primeira necessidade como material de higiene e limpeza, roupas, bem como ações para aquisição de medicamentos e doação de sangue, além de prestação de serviços às comunidades carentes; estimular os estudantes, calouros e veteranos, em atividades que coloquem em prática, em favor da sociedade, os conhecimentos pertinentes às áreas de seus respectivos cursos, além de outras atividades.

São episódios como esses que nos mostram a ineficiência dessas leis. Por fim não adianta apenas criar Leis no papel sem a implantação de políticas públicas que garantam mecanismos para que elas funcionem. 

Por: Washington Luiz.

Postar um comentário

0 Comentários