Eleições 2012: Campos corre o risco ter como prefeito candidato sem votos.

Segundo informações do site "Yahoo" - Campos dos Goytacazes, maior cidade do interior do Rio de Janeiro, pode estar a beira de um desastre político. Os três primeiros colocados nas pesquisas para a prefeitura do município – Rosinha Garotinho (PR), Arnaldo Vianna (PDT) e Makhoul (PT) – estão com processos correndo na Justiça Eleitoral e podem ser impugnados pela lei da Ficha Limpa caso condenados, deixando a disputa aberta para os últimos colocados nas amostras, José Geraldo (PRP) e Eik Schunk (PSOL), que sequer somam 1% das intenções de voto.


Com uma população de quase 500.000 habitantes, Campos é a maior cidade em extenção territorial e o terceiro maior PIB do Estado (R$ 19,5 bilhões). O município é o maior produtor de petróleo do Brasil e abriga instalações e plataformas da Petrobras. Os royalties provenientes da extração do óleo na bacia de Campos são a maior fonte de renda da prefeitura. No cenário político, a cidade do norte fluminense ficou famosa nos últimos anos por ter se transformado em curral eleitoral dos Garotinhos.


O patriarca da família, o radialista e deputado federal Anthony Garotinho (PR), foi prefeito da cidade duas vezes antes de se elerger governador do Estado, em 1998. A sua mulher e atual prefeita de Campos, Rosinha, lídera com folga a pesquisa Ibope publicada no início de setembro, com 63% das intenções de voto. A filha do casal, Clarissa (PR), é deputada estadual e candidata a vice-prefeita do Rio de Janeiro na chapa de Rodrigo Maia (DEM), filho do ex-prefeito César Maia.


Rosinha tem um processo movido pela campanha de Makhoul correndo no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) por abuso de poder econômico e político nas eleições de 2008. A prefeita já teve o seu mandato cassado em maio de 2010 pelo Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro (TRE-RJ) por abuso de poder de comunicação e ficou mais de seis meses afastada, sendo realocada ao cargo em dezembro do mesmo ano.


Em 2005, Rosinha chegou a ser condenada pela Justiça Eleitoral ao lado do seu marido e do candidato apoiado pelo casal à Prefeitura de Campos, Geraldo Pudin, por uso da maquina pública nas eleições municipais de 2004 – à época, Rosinha era governadora do Estado e Garotinho, secretário de Segurança. Todos os três foram absolvidos mais tarde.


O ex-aliado e maior rival dos Garotinhos no município, Arnaldo Vianna, é o segundo colocado na pesquisa Ibope, com 13% das intenções de voto. O candidato do PDT foi derrotado por Rosinha no segundo turno do pleito municipal de 2008. Ele é o concorrente com situação mais delicada: já foi considerado inelegível por ter tido suas contas rejeitadas pelo Ministério Público quando fora prefeito de Campos entre 1998 e 2004. No momento, aguarda julgamento de recurso no TSE.


Terceiro colocado na corrida, com 9% das menções, Makhoul vive situação mais tranquila que seus adversários. Ele teve seu pedido de registro eleitoral deferido pelo TRE-RJ, mas a campanha de Rosinha entrou com um recurso especial contra a decisão em favor do petista. O pedido de impugnação de Makhoul é baseado em um processo movido pela Justiça Federal por irregularidades na execução fiscal da massa falida da Makhoul Mini Shopping LTDA.


A imprevisibilidade do cenário em Campos aumenta a importância da disputa pelo quarto lugar na eleição entre os dois candidatos restantes, José Geraldo e Eik Schunk, os únicos 100% elegíveis pelo TSE. No Ibope, Geraldo alcançou 1% das intenções, enquanto Schunk nem mesmo chegou a essa marca. Caso os três favoritos para a Prefeitura de Campos sejam considerados inelegíveis pela Justiça Eleitoral, a cidade com a maior jazida de petróleo do país corre o risco de ter como prefeito um candidato com pouquíssima expressão entre os seus eleitores. Fonte: Yahoo Notícias.

Postar um comentário

0 Comentários