Conferência na UFF avaliou cenário pós-eleitoral em Campos.


Estudiosos, lideranças da sociedade organizada e políticos (com mandato, eleitos ou concorrentes na última eleição municipal) participaram, nesta quarta, 12/12/12, na UFF Campos, da IV Conferência Local de Controle Social. Dedicada à avaliação dos resultados das últimas eleições, a conferência abordou temas como a judicialização da disputa eleitoral, a credibilidade dos políticos e as propostas alternativas de condução política local, entre outros.

O cientista político Hamilton Garcia, professor do Centro de Ciências do Homem (CCH) da UENF, foi um dos organizadores do evento. A seu lado, na mesa de abertura, estiveram o professor Rodrigo Caetano (secretário Geral da UENF, representando o reitor Silvério de Paiva Freitas), José Paes (diretor-Geral do Observatório de Controle do Setor Público / OCSP) e Fabricio Lírio (presidente do PRP). Para Rodrigo Caetano é fundamental o fortalecimento dos fóruns de discussão sobre questões de cidadania e democracia. Ele destaca, ainda, a importância das parcerias interinstitucionais e o papel da extensão entre a universidade e a sociedade para ampliar a participação no processo político.

O presidente da Fenorte e ex-reitor da UENF, Almy Junior, defendeu a elevação do nível do debate político em Campos e criticou a falta de projetos da oposição e a tentativa sistemática de mudar o jogo na Justiça. Rafael Diniz, vereador eleito pelo PPS, disse que o foco nas questões jurídicas limita o papel do representante político, que precisa exercitar sua função nos intervalos entre as eleições.

A Conferência reuniu ainda nomes como o vereador eleito Marcão (PT); a vereadora Odisseia Carvalho (PT); os candidatos a prefeito em 2012 Makhoul Moussallem (PT) e José Geraldo (PRP); o sindicalista Paulo Caxinguelê (Sinasefe/IFF); Marcelo Saldanha (Instituto Bem-Estar Brasil) e o professor Luciano D’Angelo (PT), entre outros.

Ascom/UENF.

Postar um comentário

0 Comentários