“O investimento realizado neste trimestre reflete o grande avanço físico das obras de construção do Porto do Açu. A conclusão da dragagem da extensão do canal do T2, junto com os 900 metros de cais dos nossos clientes, reforçam que o Porto do Açu está com a infraestrutura pronta para começar a operar nos próximos meses”, destaca Eduardo Parente, presidente da Prumo.
O avanço dos investimentos e do ritmo das obras, também reforça a confiança dos clientes no Porto do Açu. Somente neste início de ano, já foram assinados dois importantes contratos comerciais, com Edison Chouest e BP, que trazem receita adicional com o aluguel de área, além de uma expectativa de grande fluxo de embarcações para o canal do Terminal 2 (T2 - terminal onshore). A assinatura destes contratos reforça a competitividade do Porto do Açu como a melhor alternativa como um polo de serviços para a indústria de O&G.
Investimento
Do total de R$ 633,7 milhões investidos no 1º trimestre deste ano, R$ 204 milhões foram aplicados pela LLX Minas-Rio (Joint Venture formada 50% pela Prumo e 50% pela Anglo American), responsável pelo desenvolvimento do Terminal de minério de ferro do Porto. O restante (R$ 429,7 milhões) foi aplicado pela Prumo na construção do Terminal 2 e infraestrutura do Porto do Açu (dragagem do canal do T2, construção de cais e quebra-mar, linha de transmissão de energia, entre outros).
Desde o início da construção, em 2007, até março deste ano, já foram aplicados R$ 5,8 bilhões no empreendimento. Destes, R$ 2,8 bilhões foram investidos pela LLX Minas-Rio e R$ 3 bilhões pela Prumo.
Trimestre
Entre os principais destaques deste ano, está a formação de um novo time executivo. Em março, Cristiane Marsillac assumiu a diretoria de Operações com o desafio de comandar a operação do Porto do Açu. No mesmo mês, foi criada a Diretoria de Desenvolvimento, comandada por Marina Fontoura, que possui grande experiência no desenvolvimento de novos negócios. Ainda em março, Jorge Camargo, ex-presidente da Statoil e ex-diretor da Petrobras, foi indicado para o Conselho de Administração da Prumo. Todas as mudanças refletem a nova fase da companhia, que desde fevereiro é comandada por Eduardo Parente, ex-MRS e McKinsey.
Resultado trimestral
No primeiro trimestre, a Prumo apresentou uma receita líquida de R$ 17,2 milhões, referente ao aluguel de área a seus clientes Technip, NOV, Intermoor, Wartsila, Eneva e OSX. As despesas administrativas reduziram 18%, em comparação com o mesmo período do ano anterior, caindo de R$ 34 milhões para R$ 28,2 milhões. As despesas financeiras somaram R$ 22,8 milhões, compostas principalmente de despesas com pagamentos de juros relativos a empréstimos bancários e variação monetária.
A Prumo terminou o primeiro trimestre de 2014 com um saldo em caixa e equivalentes de R$ 374,4 milhões. No período, a companhia registrou prejuízo líquido de R$ 13,1 milhões.
Porto do Açu
Com 17 km de píeres, que poderão receber até 47 embarcações simultaneamente, o Porto do Açu está em construção em São João da Barra, no norte fluminense. Com área de 90 km², o empreendimento é formado pelo Terminal 1 (T1 - offshore) e pelo Terminal 2 (T2 - onshore).
O T1 será composto por uma ponte de acesso com 3 quilômetros de extensão, píer de rebocadores, 9 píeres para movimentação de minério de ferro e petróleo, canal de acesso e bacia de evolução. Destes, a ponte, 2 píeres para minério de ferro, o píer de rebocadores, o canal de acesso e a bacia de evolução já estão concluídos. O 1º embarque de minério no Porto do Açu está previsto para o segundo semestre deste ano.
O T2 está sendo instalado no entorno de um canal para navegação, que conta com 6,5 km de extensão, 300 metros de largura e profundidade atual de 7,5 metros (chegando, na sua maior profundidade, a 14,5 metros). No local estão em andamento às obras para construção do canal de acesso, bacia de evolução, construção dos blocos de concreto que serão utilizados no quebra-mar e a implantação da linha de transmissão. Com mais de 13 quilômetros de cais, o T2 irá movimentar ferro gusa, carga de projetos, carvão mineral, veículos, granéis líquidos e sólidos, carga geral e petróleo.
Com características únicas, como grande profundidade, localização estratégica e infraestrutura eficiente, o Porto do Açu se apresenta como a principal solução para a instalação de empresas do setor de O&G. No Porto poderão ser instaladas bases para movimentação e tratamento do petróleo, base de apoio para as operações offshore de E&P e polo metalmecânico dedicado à indústria de Petróleo e Gás.
O início de operação do Porto do Açu está previsto para junho deste ano, com a operação de unidades dos nossos clientes já instalados no canal do T2.
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