44 cabeças de gado morrem eletrocutadas em fazenda de Campos.


Em Campos dos Goytacazes, 44 bois e vacas morreram eletrocutados por um raio na zona rural. O caso aconteceu no distrito de Serrinha, na última quarta-feira (28), durante uma tempestade com raios e trovões. Especialistas da Fundação Norte Fluminense de Desenvolvimento Regional (Fundenor), estiveram na fazenda nesta sexta e confirmaram a morte por descarga elétrica.

Os animais foram encontrados em torno de um bambuzal, onde se protegiam da chuva. De acordo com o físico contactado pela equipe da Inter TV, o fato pode ser explicado pela existência de uma torre de energia elétrica próxima ao local. Segundo ele, um raio pode ter atingido o bambuzal e uma descarga elétrica atingido os animais. Por isso, o especialista orienta a não ficar embaixo de árvores quando estiver chovendo e relampejando e também evitar postes, cercas e linhas e energia elétrica.
   
A fazenda tinha cerca de 90 cabeças de gado. Luiz Carlos Bahiense, que é produtor rural e dono da propriedade, não estava no local durante a tempestade. "A gente nunca acredita que vai acontecer dentro do que é da gente. Você fica paralisado", ele comenta.

A morte da metade do gado da fazenda comoveu outros produtores da região. José Roberto Gonçalves, dono de uma fazenda há mais de dez anos, comentou o choque. "Em 56 anos de vida eu nunca vi isso. É muito triste ver uma cena dessa", ele fala, emocionado.
Os bois e vacas serão enterrados, já que a carne não pode mais ser consumida. Só nos seis primeiros dias deste ano, a concessionária de energia elétrica registrou a queda de quase 4 mil raios em suas redes e desta vez o prejuízo pode ter ultrapassado os R$ 70 mil.

Fontes: InterTV e G1

Postar um comentário

0 Comentários