ES quer transferência do Porto Central para o Porto do Açu.

Congresso Nacional - A bancada do Espírito Santo pediu audiência urgente na última quarta-feira (25/02) para tratar sobre a possível transferência do Porto Central, de Itapemirim, para o Porto Açu, em São João da Barra.

No texto enviado ao presidente da Petrobras, Aldemir Bendine, a bancada diz que “um dos principais investimentos na área portuária capixaba, o empreendimento será de extrema relevância para o fortalecimento da vocação para o comércio exterior, além de gerar milhares de postos de trabalho no Espírito Santo", diz o ofício.

De acordo com o jornal Ururau, dos 13 parlamentares do ES, 11 assinaram o documento. Só o senador Magno Malta (PR) e o deputado Paulo Foletto (PSB) não participaram da reunião da bancada onde foi decidido centrar pressão sobre a Petrobras.

Segundo o professor e engenheiro Roberto Moraes, a transferência é almejada porque “sob o ponto de vista da centralidade que o Açu oferece, os demais projetos de sistemas portuários estão sem condições de se capitalizarem e se tornarem viáveis, tornando o Açu, uma opção mais vantajosa economicamente, mesmo que o Distrito Industrial de São João da Barra (DISJB) venha ser suspenso ou reduzido em sua área, no acordo LLX (atual Prumo com a Codin)”.


Pelo projeto, o porto central seria instalado entre as localidades de Marobá e Praia das Neves, em Presidente Kennedy. O porto será um dos maiores da América Latina. A previsão é de que as obras sejam iniciadas no começo de 2016. Está prevista a construção de 30 terminais de uso privado.

O objetivo é que o espaço comece a operar em 2017, com movimentação de 50 milhões de toneladas por ano. O número pode chegar até 150 milhões em 2022. A obra é uma parceria entre empresários capixabas e o Porto de Roterdã, na Holanda. Mas empresários do Rio já podem ter atropelado o ES.

Fonte: Jornal Ururau.

Postar um comentário

0 Comentários