Segundo Encontro de Integração dos Espaços de Memória Açu.

Aconteceu na última segunda-feira (17) o Segundo Encontro de Integração dos Espaços de Memória do Açu. O evento, realizado no Arquivo Público Municipal de Campos dos Goytacazes, contou com a participação de comunidades, entre elas colônias de pesca, Quilombo Serrinha, Aleluia e Batatal.

O objetivo do evento foi alinhar os esforços dos envolvidos nos Espaços de Memória, locais que irão preservar a diversidade cultural e natural da região. A implantação destes espaços é uma das ações do Programa de Gestão Integrada do Território (GIT), desenvolvido no município pelo Grupo EBX, e segue o Plano de Reforço da Matriz Territorial.

O encontro contou com a participação do Professor Doutor Luiz Oosterbeck, que relatou a experiência de implantação desta mesma rede em Portugal. O primeiro encontro, realizado em agosto no Centro de Conhecimento de São João da Barra, contou com a participação da historiadora Sylvia Paes, que falou sobre a importância da preservação do patrimônio histórico cultural de uma região.

Objetivos

O objetivo dos Espaços de Memória é reunir registros documentais e artísticos das tradições, histórias e manifestações culturais e, a partir deste envolvimento, valorizar as comunidades e inseri-las nas discussões sobre as mudanças em curso no território. Isso efetiva a gestão compartilhada e a preservação do patrimônio cultural.

Os Espaços de Memória estão sendo construídos de acordo com as populações mais antigas e com tradições mais vulneráveis às mudanças em curso no território.

Postar um comentário

0 Comentários