LLX e OSX promovem encontro ambiental em São João da Barra.


Durante os dias 07 e 08 de novembro mais de 30 escolas de São João da Barra participam do 1º Encontro do Ligado no Ambiente. Promovido pela LLX, que desenvolve o Superporto do Açu, no município, e a OSX, responsável pela Unidade de Construção Naval do Açu, o encontro tem como objetivo apresentar os resultados dos projetos desenvolvidos pelos alunos das escolas municipais, durante o ano letivo, dentro do escopo do Projeto de Educação Ambiental Ligado no Ambiente. O programa é realizado nas escolas do município através de parceria entre as empresas que atuam no Superporto do Açu, a Secretaria Municipal de Educação e Cultura, Secretaria de Meio Ambiente de São João da Barra e a Agência Nacional de Desenvolvimento Econômico Social e Defesa Ambiental (Andesa).

No evento serão abordados assuntos como reciclagem, consumo sustentável de água e energia, hortas, cidadania, resíduos sólidos e coleta seletiva. O encontro das escolas do “Ligado no Ambiente” acontece em conjunto com a Feira Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação (FEMUCTI), promovida pela Secretaria Municipal de Educação e Cultura de São João da Barra.

Os estandes estarão abertos à visitação pública, incluindo os alunos da rede municipal de ensino. Durante o encontro, as empresas fizeram a doação do ecomóvel – estante móvel com publicações, jogos e dvds de apoio ao ensino de educação ambiental - para escolas com 2º segmento (6º ao 9º ano) que também integram o projeto Ligado no Ambiente.

Sobre o Programa

Diagnosticar e aumentar a conscientização sobre a realidade socioambiental dos alunos de São João da Barra e mostrar como os jovens do município podem se beneficiar com a chegada dos novos empreendimentos no município. Esses são alguns dos objetivos do programa de Educação Ambiental Ligado no Ambiente, realizado pela LLX e OSX, empresas do Grupo EBX, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação e Cultura, Secretaria de Meio Ambiente de São João da Barra e a Agência Nacional de Desenvolvimento Econômico-Social e Defesa Ambiental (Andesa).

Já em seu 2º ano, o programa é desenvolvido em escolas municipais de São João da Barra. Além de fazer um raio X da realidade socioambiental dos alunos, a iniciativa também promove a busca de soluções para os problemas detectados, formando assim uma agenda ambiental escolar para ser trabalhada ao longo do ano. Cidadania, resíduos sólidos, coleta seletiva, saúde e meio ambiente, gravidez na adolescência e drogas são alguns dos assuntos em pauta. O programa também desenvolve ações como a capacitação de professores e diversas oficinas pedagógicas nas escolas.

A edição deste ano foi ampliada para abranger todo o ensino fundamental e contará com a participação de 150 educadores e 2.500 alunos de 16 escolas do ensino fundamental, além dos pais de alunos e a comunidade do entorno das escolas. A primeira fase do programa, em 2011, reuniu 50 profissionais de educação e 1.200 alunos de nove escolas do segundo segmento (6º ao 9º ano).

Por: Simone Fraga Assessoria de Imprensa

Postar um comentário

0 Comentários