UENF lança nova variedade de milho pipoca.

Momento Verdadeiro| Ascom/UENF.

Cursos Online na Área de Pedagogia
A  Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (UENF) realiza nesta quarta, 05/12, no Colégio Agrícola, o lançamento de uma nova cultivar de milho pipoca, denominada UENF-14 — em alusão aos 14 anos de trabalhos com melhoramento da cultura na Universidade. As atividades começam às 8h, com a realização de palestras sobre o milho pipoca, histórico da variedade UENF-14, manejo de pragas e doenças da cultura. Às 10h30, está prevista visita à unidade demonstrativa, com recomendações técnicas. Finalizando a programação de lançamento  será realizado um almoço de confraternização a partir das 12h.

A nova cultivar do milho pipoca foi desenvolvida por pesquisadores do Laboratório de Melhoramento Genético Vegetal (LMGV) do Centro de Ciências e Tecnologias Agropecuárias (CCTA) da UENF. A metodologia utilizada foi a seleção recorrente intrapopulacional. Segundo o professor Antônio Teixeira do Amaral Júnior, que coordena as pesquisas, o milho pipoca tem grande importância econômica para o Norte e Noroeste Fluminense.

—  Várias famílias se sustentam com a venda da pipoca. O número de consumidores também vem aumentando por causa da ampliação das salas de cinema, o que ocorre em todo país — disse.

As pesquisas com o milho pipoca têm financiamento da UENF, Faperj e CNPq. Segundo Amaral, o projeto já proporcionou a titulação de dez dissertações de mestrado e quatro de doutorado na UENF. Atualmente, há o envolvimento direto de uma bolsista de iniciação cientítica (Juliana Saltires), um mestrando (Cássio Vittorazzi) e seis doutorandos (Guilherme Ferreira Pena, Rodrigo Moreira Ribeiro, Pablo Diego Cabral, Ismael Lourenço de Jesus Freitas, Thiago Rodrigues da Conceição Silva e Mauricio Farias Couto).

Postar um comentário

0 Comentários