Dia do Santíssimo Salvador entra no calendário estadual.

Nesta sexta-feira, 14, o Bispo Dom Roberto Ferrería recebeu uma cópia da lei 6678/14, documento este que celebra as razões pelas quais o município de Campos dos Goytacazes tem como seu padroeiro, Jesus Cristo. A lei inclui o dia 06 de agosto, Dia do Santíssimo Salvador, no calendário oficial de datas comemorativas do Estado do Rio de Janeiro. “Para minha surpresa, o dia 06 de agosto não constava neste calendário. Então apresentei um projeto de lei incluindo a data, Dia do Santíssimo Salvador, a qual foi aprovada pela Alerj e sancionada pelo governador tornado-se lei. Quem me ajudou foi o ex-deputado Fernando Leite, que foi quem preparou a justificativa e tantas razões para se inserir a data agora no calendário oficial do estado”, disse o deputado estadual Geraldo Pudim.

Ao ler o documento Dom Roberto afirmou que a justificativa da lei descreve a real história pela qual se consolidou o Santíssimo Salvador, o padroeiro de Campos, bem como os festejos em sua homenagem. “Quando falamos Santíssimo, sempre é para Deus. Esse aumentativo só se dá a Deus, o Salvador. Agora a razão da escolha do Santíssimo: existe uma crônica na qual havia uma pessoa entre os pioneiros da cidade que se chamava Salvador, mas é lógico que não é isso, assim como existem outros exemplos, como São Pedro Alcântara, que era o Padroeiro do Brasil antes de Aparecida (Nossa Senhora da Conceição Aparecida), e foi escolhido em razão do imperador, que se chamava Pedro, como em vários países o padroeiro assumia o nome do imperador ou do fundador da cidade. Aqui em Campos em especial, Salvador porque é Jesus, só há um Salvador, que é Jesus”.


Em 2014 a Festa do Santíssimo Salvador completará 362 anos. “A festa que é muito antiga cresceu com a cidade e diria que com toda região. É um patrimônio cultural, com a praça, a igreja, a realização da festa do ponto de vista da poesia, da música, de toda a preparação e plasmou para o que se chama a alma da cidade. A gente se orgulha em ter o Santíssimo Salvador como padroeiro de nossa cidade, porque queira ou não, a população do estado do Rio de Janeiro é profundamente cristã. Então ter um padroeiro que é o próprio Jesus Cristo só nos da uma inspiração de valores fundamentais que são a justiça, o amor, a paz, a bondade que fazem crescer, digamos, a nossa convivência”, afirmou o chefe da diocese.

Postar um comentário

0 Comentários