Prumo assina contrato com Edison Chouest para instalação de base no Açu.

Empresa irá investir R$ 950 milhões e gerar 900 empregos na nova unidade

A Prumo divulgou hoje (9) a assinatura de contrato de aluguel de área com a empresa americana Edison Chouest, que irá instalar uma base de apoio logístico offshore e estaleiro de reparos navais para suas próprias embarcações no Porto do Açu. A unidade, que poderá receber 12 embarcações e atenderá aos atuais clientes da Edison Chouest, será instalada no T2 (terminal onshore do empreendimento), que conta com 13 km de cais e 10m de calado, e que tem como foco atividades do setor de óleo e gás.


“Estamos iniciando uma nova etapa no Porto do Açu, com a retomada do ritmo das obras, condições financeiras favoráveis e um novo management. Já temos unidades em operação e a movimentação de embarcações no canal do T2 está prevista para os próximos meses. A chegada da Edison Chouest contribuirá para uma aceleração na ocupação da retroárea perto do canal T2. Uma base de apoio offshore no tamanho que a Chouest irá construir, representa uma importante âncora que atrairá toda a cadeia de produtos e serviços marítimos para a indústria de exploração de petróleo a se instalar no Porto do Açu. Este contrato reforça a confiança dos nossos clientes e a importância do nosso empreendimento para o setor de óleo e gás”, disse Eduardo Parente, CEO da Prumo.

Para Gary Chouest, CEO da Edison Chouest Offshore, o Açu possui as melhores condições para instalação de bases offshore no país. “Além de localização estratégica, próximo à Bacia de Campos, e excelente calado, o Porto do Açu já está pronto e conta com área disponível no entorno, o que possibilita a expansão da nossa unidade e a instalação de uma cadeia de fornecedores. Essas qualidades, juntas, foram fundamentais para nossa escolha”.

A Edison Chouest assinou um contrato para alugar uma área de 255.200 m2 pelo período de 15 anos, renováveis por mais 3 períodos de 5 anos. O cais de 440 metros terá capacidade para 12 berços. A empresa possui ainda a possibilidade de aumentar em 220 metros o cais em até 12 meses e mais 220 metros em até 18 meses, podendo dobrar sua capacidade e atingir 880 metros de cais, com capacidade para 18 embarcações, e uma área de até 510.400 m2.

“A instalação desta base no Porto do Açu é essencial para o plano de expansão da Edison Chouest no Brasil. Ela permitirá atender não somente os atuais clientes, mas também possibilita a expansão para atender novos contratos que estão em negociação”, disse Ricardo Chagas, diretor da Edison Chouest.

A previsão é que sejam investidos R$ 950 milhões no desenvolvimento da unidade, que deve começar a operar no início de 2015. No total, serão gerados 900 empregos na base.

Sobre a Edison Chouest

Fundada como Edison Chouest Boat Rental em Galliano, Louisiana, em 1960, a empresa Edison Chouest Offshore (ECO) é reconhecida hoje como o mais diverso e dinâmico fornecedor de soluções de transporte marítimo offshore do mundo. ECO opera uma frota crescente de mais de 230 navios, que vão de 87 a mais de 360 ​​metros de comprimento, servindo uma base global de clientes em expansão.

Permanecer na vanguarda de novas tecnologias é uma parte integrante do plano de negócios da ECO, como evidenciado pelos recentes avanços nas áreas de apoio offshore, robótica e construção submarina, sistemas integrados de porto e logística, e comunicações globais.

A capacidade de projetar, construir e operar as suas próprias embarcações, de alta capacidade tecnologicamente superiores, fez da ECO um líder incomparável na indústria marítima.

No Brasil a Edison Chouest possui 70 embarcações de apoio marítimo offshore operando para Petrobras, Shell, Queiroz Galvão, Total, Repsol e Statoil, 10 ROVs (Veiculo de Operação Remota) e um estaleiro em Navegantes (SC), onde constrói 6 embarcações por ano.


Porto do Açu

Com 17 km de píeres, que poderão receber até 47 embarcações simultaneamente, o Porto do Açu está em construção em São João da Barra, no norte fluminense. Com área de 90 km², o empreendimento, que já recebeu investimentos de R$ 5,2 bilhões, é formado pelo Terminal 1 (T1 - offshore) e pelo Terminal 2 (T2 - onshore).

O T1 será composto por uma ponte de acesso com 3 quilômetros de extensão, píer de rebocadores, 9 píeres para movimentação de minério de ferro e petróleo, canal de acesso e bacia de evolução. Destes, a ponte, 2 píeres para minério de ferro, o píer de rebocadores, o canal de acesso e a bacia de evolução já estão concluídos. O 1º embarque de minério no Porto do Açu está previsto para o segundo semestre deste ano.

O T2 está sendo instalado no entorno de um canal para navegação, que conta com 6,5 km de extensão, 300 metros de largura e profundidade atual de 8,5 metros (chegando a 10 metros). No local estão em andamento às obras para construção do canal de acesso, bacia de evolução, construção dos blocos de concreto que serão utilizados no quebra-mar e a implantação da linha de transmissão. Com mais de 13 quilômetros de cais, o T2 irá movimentar ferro gusa, carvão mineral, veículos, granéis líquidos e sólidos, carga geral e petróleo.

Com características únicas, como grande profundidade, localização estratégica e infraestrutura eficiente, o Porto do Açu se apresenta como a principal solução para a instalação de empresas do setor de O&G. No Porto poderão ser instaladas bases para movimentação e tratamento do petróleo, base de apoio para as operações offshore de E&P e polo metalmecânico dedicado à indústria de Petróleo e Gás.

O início de operação do Porto do Açu está previsto para junho deste ano, com a operação de unidades dos nossos clientes já instalados no canal do T2 (Terminal Onshore).

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