Centro de Formação de pescadores de Atafona inicia ano letivo.


A partir de março, os pescadores de São João da Barra podem participar de cursos profissionalizantes oferecidos no Centro de Formação de Pescadores, em Atafona. O primeiro curso será de “Operador de beneficiamento de pescado” e será ministrado pelo IFF (Instituto Federal Fluminense), como parte do Programa Certific-Pesca. O local, inaugurado em dezembro, foi uma ação voluntária da LLX e OSX, que reformaram, ampliaram e equiparam o Centro de Formação. A iniciativa atendeu a um pedido da Colônia de Pescadores de São João da Barra (Z-02).

Com cursos voltados para a comunidade pesqueira, a parceria entre a LLX, OSX e o IFF tem como objetivo principal incentivar a formação profissional de famílias pescadoras e contribuir para a organização da cadeia produtiva da pesca na região de São João da Barra. A iniciativa vai possibilitar a criação de um novo perfil profissional para o setor de pesca na região em que o Superporto do Açu está sendo construído.

Os cursos oferecidos pelo IFF possibilitam a implantação, na região, da Rede Certific, que é um programa de certificação de saberes adquiridos ao longo da vida. Os pescadores terão seus conhecimentos avaliados e receberão cursos para melhorar a sua formação. Após a conclusão do curso, os alunos terão automaticamente acesso ao crédito do PRONAF (Programa Nacional da Agricultura Familiar).

De acordo com o gerente de Responsabilidade Social da LLX, Edmar Borralho, o investimento, de cerca de R$ 1 milhão, contribui para o fortalecimento da comunidade pesqueira. “A LLX acredita que o conhecimento fortalece as pessoas e estamos dispostos a apoiar e contribuir com o efetivo desenvolvimento da categoria na nossa região. Investindo em educação esperamos atingir este objetivo”, afirma.

Postar um comentário

0 Comentários