Doação solidária abastece banco de sangue de Campos.

A proximidade do Carnaval gera preocupação nos bancos de sangue, com queda no número de doações e aumento dos atendimentos nos hospitais e postos de saúde. Pensando em reduzir este déficit, a Fundação Valença Filho, através do Programa Petrobras Jovem Aprendiz, em parceria com o hemocentro de Campos dos Goytacazes, está promovendo uma campanha de doação de sangue que é parte da agenda de ação social e cidadania deste projeto da estatal na Bacia de Campos.

A alegria tomou conta do pátio da fundação, no Centro de Campos, nesta terça-feira (25/2), com os mais de 300 integrantes do projeto de qualificação profissional participando de números musicais com temática social, de palestras sobre DST/Aids e profissões industrias, além de apresentarem uma peça de teatro preparada por eles mesmos. Na quinta-feira, o evento será na sede da fundação em Macaé, no bairro Novo Cavaleiros.

Diretora do Hemocentro de Campos, a hematologista e hemoterapeuta Daniela Tudesco enaltece a disposição dos jovens: “A demanda é muito grande nesse período que antecede o Carnaval, quando a entrada de sangue é insuficiente. É gratificante ver a garra e a energia desses jovens, que passam ao resto da população um exemplo de amor ao próximo e de necessidade de outros segmentos da população de aderir à causa”, afirmou Daniela.

Integrante do grupo que viajou cerca de uma hora e vinte desde São Francisco de Itabapoana, Ruann Carlos Marvila Auade, de 20 anos, que se prepara para iniciar o curso de Mecânica e Manutenção no Projeto Petrobras Jovem Aprendiz, gerido pela Fundação Valença Filho, foi o primeiro jovem a entrar no ônibus de doação, pouco depois das 8h. O receio logo se transformou em ato de amor ao próximo:

“Estava um pouco ansioso, mas quando cheguei fiquei tranquilo. Eu sempre quis doar sangue, pretendo fazer sempre, daqui em diante. Outras instituições, como faculdades e igrejas deveriam fazer o mesmo. Quando vinha para cá vi um acidente na estrada e fiquei pensando: ‘essa pessoa pode estar precisando de sangue para sobreviver’. Com nosso gesto, hoje, estamos tendo oportunidade de ajudar outras pessoas”, afirmou Ruann, consciente da importância de seu gesto.


Coordenador de Mercados da Fundação Valença Filho, Washington Arruda lembra o histórico da instituição com campanhas solidárias: “Além de qualificar os jovens para o mercado de trabalho, a Fundação Valença Filho tem a preocupação de conscientizá-los a respeito da importância de participar, na sociedade, com ações humanas e de caráter solidário. Os estimulamos, assim, a uma consciência cidadã, uma cultura de mobilização, preparando-os para o futuro!”

Cristiane Barros, assistente social do Hemocentro, acredita na fidelização dos jovens às doações: “Precisamos fidelizar esses jovens, conscientizá-los da necessidade de eles doarem sangue pelo menos duas vezes por ano. A iniciativa da Fundação Valença Filho deve servir de exemplo para que outras instituições promovam campanhas como essa”, disse Cristiane.

Estudante de curso preparatório na Fundação Valença Filho de olho em uma oportunidade para estudar Administração, Jenifer Alves Gomes, de 21 anos, mostrou-se tranquila em relação a sua primeira doação de sangue: “Estava um pouco ansiosa, mas não tive medo. Foi mais rápido do que eu imaginava e bem tranquilo. Todas as pessoas aptas deveriam fazer o mesmo, já que há muitas pessoas nas filas de hospitais aguardando uma doação de sangue. Não custa nada ajudar”, ensinou a jovem, que pretende doar sangue outras vezes.

Postar um comentário

0 Comentários