IGC 2013: UENF é a 11º do pais e continua a melhor do Estado.


A UENF é a 11ª melhor universidade do país, a primeira do Estado do Rio de Janeiro e a segunda estadual brasileira, segundo o Índice Geral de Cursos do MEC (IGC) 2013, divulgado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) na última sexta-feira, 19/12/14. Com o resultado, a UENF sobe um ponto em relação ao IGC 2012, no qual figurou como a 12ª melhor universidade brasileira. E mantém, por três anos consecutivos, o posto de melhor do Estado.

Desde que o IGC foi criado, a UENF vem se mantendo entre as 15 melhores do país (2008, 2009, 2010, 2011, 2012 e 2013). Na pontuação absoluta, o chamado IGC contínuo, a Universidade obteve 3,91 (no IGC 2012 havia obtido 3,92). No ranking das universidades estaduais, a UENF só é superada pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp).

- Esta consistência no posicionamento da UENF entre os primeiros colocados no ranking do MEC em nível nacional e como a melhor do Estado reflete o empenho e compromisso de toda a nossa comunidade acadêmica. As conquistas obtidas em 2014, como a criação dos novos cursos de graduação e pós-graduação para início em 2015, aliadas a uma administração séria e consciente, fazem crer que a UENF avançará ainda mais nas próximas avaliações — afirma o reitor da UENF, Silvério de Paiva Freitas.
O IGC é um indicador de qualidade que avalia as instituições de educação superior do país a cada ano, considerando os seguintes itens: 1) a média dos últimos CPCs (Conceito Preliminar de Curso) disponíveis dos cursos avaliados da instituição no ano do cálculo e nos dois anteriores, ponderada pelo número de matrículas em cada um dos cursos computados; 2) a média dos conceitos de avaliação dos programas de pós-graduação stricto sensu atribuídos pela Capes na última avaliação trienal disponível, convertida para escala compatível e ponderada pelo número de matrículas em cada um dos programas de pós-graduação correspondentes; e 3) a distribuição dos estudantes entre os diferentes níveis de ensino, graduação ou pós-graduação stricto sensu, excluindo as informações do item II para as instituições que não oferecerem pós-graduação stricto sensu.

O Inep publicou também  os resultados do Conceito Enade 2013 e do Conceito Preliminar de Curso referente ao ano de 2013 (CPC-2013). A UENF manteve o mesmo IGC do ano passado: 4. A novidade foi a subida do curso de Zootecnia, que obteve o conceito 5 no Enade e o CPC 4.

Curta o Momento Verdadeiro no Facebook e no Twitter .

Segundo a Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD), somente os cursos de Zootecnia, Agronomia e Veterinária da UENF fizeram o Enade no ano passado. O curso de Veterinária ficou com o conceito 4  no Enade e CPC 3. Já o curso de Agronomia ficou com conceito 2 no Enade e CPC 3.
. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .
Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (UENF)

Postar um comentário

0 Comentários